Entenda se vale a pena investir em ações em 2022

0

Quem quer ver o dinheiro render bem no ano que vem precisa entender se vale a pena investir em ações em 2022. Afinal, a Bolsa de Valores vem se comportando como uma das principais opções para quem quer um ganho considerável e acima da inflação em suas aplicações, já que a taxa Selic segue em valores reduzidos e abaixo do IPCA projetado para 2021.

É por isso que a Bolsa vem acumulando cada vez mais investidores pessoa física. Já são mais de 3,5 milhões de pessoas aplicando na Bolsa, sendo 1 milhão de mulheres. Em 2019, apenas 2 anos atrás, o número era de 1 milhão de pessoas no geral. Ou seja: nesse período o crescimento foi de 250%. Nada mal, não é mesmo? Mas será que esse desempenho vai continuar no ano que vem?

Se você quer descobrir se vale a pena investir em ações em 2022, siga a leitura do artigo abaixo!

Vale a pena investir em ações em 2022?

Para decidir se vale a pena investir em ações em 2022, devemos começar a analisando os prós e contras de cada opção e ver se elas fazem sentido para o seu contexto. Somente assim podemos compreender se vale a pena esse tipo de investimento atualmente.

Para começar, um fato: atualmente, o mercado de ações é um dos mais lucrativos do país, atrás apenas do de criptomoedas (embora nem todo mundo saiba como funciona o Bitcoin e outras moedas digitais).

Para se ter ideia, mesmo com a bizarra queda no Ibovespa em março de 2020 por causa da pandemia (provavelmente a maior na história da Bolsa), a Bolsa de Valores nacional ainda assim conseguiu terminar o ano passado com crescimento.

Em 2019, também houve crescimento. Assim, é fato que existem muitos bons motivos para investir em ações em 2022. No entanto, também existem certos “custos” a considerar.

O primeiro deles é que comprar ações é algo sem garantia de lucro ou de proteção, ao contrário de investimentos de Renda Fixa (como Tesouro Direto ou CDB). Assim, do mesmo modo que você pode ganhar 50% com a valorização de uma ação, pode perder 50% – e ficar sem ter o que fazer por causa disso.

Quais os pontos a considerar?

Para entender se vale a pena comprar ações no seu caso, é importante considerar alguns pontos básicos e entender não só sobre você, mas também sobre o perfil do mercado no geral.

O primeiro ponto a considerar é ver se o seu perfil de investidor é compatível com a compra e venda de ações. Os papéis da Bolsa são ativos de Renda Variável, normalmente recomendados para quem tem perfil agressivo (ou seja, que prefere ir atrás de maior ganho potencial mesmo com mais risco) ou perfil moderado (que busca um equilíbrio entre risco e ganho potencial). Pessoas de perfil conservador (que abrem mão de maior ganho potencial em troca de maior segurança), normalmente não investem em ações, com algumas poucas exceções.

Em seguida, é importante considerar o movimento do mercado. Por exemplo, em períodos de alta na Taxa Selic, é normal que a maior parte das pessoas direcione dinheiro para títulos de Renda Fixa, o que reduz a quantidade de pessoas fazendo negócios na Bolsa e torna as ações menos atraentes.

Em 2022, espera-se que haja um aumento ligeiro da Selic para conter a inflação, mas não deve ser nada que afete drasticamente o movimento da Bolsa no país, o que permite ainda o investimento em ações.

Quais outras opções de investimentos em 2022?

Se você não quiser comprar e vender ações em 2022, saiba que existem ainda outras aplicações positivas no mercado. Veja algumas abaixo:

  • Criptomoedas: Você sabe como funciona o Bitcoin? Talvez seja bom começar a aprender. Depois de um 2020 incrível para criptoativos, a expectativa é que 2022 veja um novo boom desses investimentos;
  • Prefixados: títulos de Renda Fixa Prefixados prometem ser interessantes em 2022, especialmente no começo do ano, enquanto a Inflação ainda estiver relativamente alta. Depois dela começar a cair, como se espera, os Prefixados ainda manterão as taxas altas de rendimento que eram negociadas inicialmente;
  • Fundos Imobiliários: a pandemia tem aquecido bastante o mercado imobiliário nacional e o ritmo deve se manter em 2022. Quem se beneficia disso são os fundos imobiliários, que seguem em alta, especialmente os de papel, cujo patrimônio é atrelado a letras de crédito do setor.

Pronto! Agora que você já viu que sim, vale a pena investir em ações em 2022, mas com cuidado e com uma estratégia de proteção para o seu patrimônio, já pode começar a procurar por corretoras e recursos para poder montar uma estratégia para a sua atuação na Bolsa no ano que vem. Lembre-se de que a diversificação é a chave para manter seu dinheiro mais protegido.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o tema!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.