A Importância da Manutenção Elétrica em Residências

0

Quando falamos em eletricidade, todo cuidado e atenção é pouco e, tratando-se de casas e apartamentos, a manutenção elétrica é um aspecto que você, definitivamente, deve valorizar.

 

Por isso, confira neste artigo qual é a importância da manutenção elétrica para residências e como ela pode contribuir para a sua segurança e o seu bolso!

O uso da eletricidade em nosso dia a dia

 

Em nosso cotidiano, a eletricidade está sempre presente, afinal, nós precisamos dela para tomar um banho quente, carregar o celular, manter a geladeira funcionando, ligar luzes, o computador, a televisão, entre outros aparelhos e dispositivos.

 

Ou seja, a eletricidade é extremamente importante em nossa rotina e, sem ela, com certeza teríamos certas limitações e dificuldades.

 

Por isso, ter atenção com as fiações e instalações em sua residência é algo fundamental!

 

E caso isso não seja feito, você pode ter alguns problemas…

Principais problemas gerados pela falta de manutenção elétrica

 

Uma residência que nunca passou por uma manutenção elétrica, pode gerar diversos problemas e riscos aos seus moradores.

 

Isso porque, com o passar do tempo, é natural que haja desgastes, falhas, entre outros problemas na parte elétrica.

 

Por exemplo, se houver problemas nas instalações, os curtos-circuitos podem se tornar frequentes, os choques elétricos e a queima de aparelhos também, fora aumentos no valor da conta de luz e os riscos de incêndio.

 

Portanto, para não colocar a sua segurança e a da sua família em risco, invista em manutenção elétrica.

 

Segundo especialistas, a revisão da parte elétrica em uma residência deve ser feita, no mínimo, a cada cinco anos.

 

E claro, se esse tipo de manutenção nunca foi realizada em sua casa ou em seu apartamento, é de suma importância ficar atento a possíveis sinais e se programar para que ela seja feita.

Pontos importantes sobre a manutenção elétrica em sua residência

Mão de obra especializada

 

A eletricidade é algo que, definitivamente, você não deve se arriscar, caso não tenha o conhecimento e o preparo necessários. Afinal, ela pode ser um risco para a sua integridade, fora que você pode acabar piorando a situação.

 

Por isso, não pense em economizar neste aspecto fazendo tudo sozinho. Não. Busque uma mão de obra especializada e contrate-a, seja um eletricista ou uma empresa que atua neste ramo.

 

Assim, você terá profissionais qualificados para fazerem o serviço da melhor maneira para você e você não terá que se arriscar.

 

Além disso, às vezes, dependendo do estado em que se encontram as fiações e instalações elétricas da sua residência, pode ser necessário fazer um reparo grande, uma reforma.

 

Por isso, você precisará contar com quem entende do assunto para fazer análises e cálculos, elaborar o laudo elétrico e executar o serviço de forma eficiente e segura.

Como encontrar uma empresa ou um profissional qualificado

 

Devido ao acesso à internet que temos hoje em dia, encontrar uma empresa ou um profissional qualificado para realizar o serviço de manutenção elétrica, não costuma ser uma tarefa muito complicada.

 

Com algumas pesquisas no Google, por exemplo, você já consegue encontrar diversas empresas e profissionais.

 

Agora, como saber se eles realmente são competentes e qualificados? Bom, existem algumas dicas para você seguir:

 

A primeira delas, é verificar se a empresa ou o profissional possui algum site, portfólio ou página nas redes sociais. Isso porque, assim você poderá saber mais sobre o trabalho que fazem, sobre quanto tempo de experiência possuem e assim por diante.

 

A segunda dica, é verificar nesses canais que citamos acima, se há depoimentos e comentários de pessoas que já contrataram o serviço da empresa ou do profissional. Assim, você terá um parâmetro para avaliar se o serviço é de fato bom, se as pessoas o recomendam ou não.

 

E por fim, como terceira dica, entre em contato com a empresa ou o profissional que você encontrou, explique sobre o que você precisa, pergunte sobre o valor cobrado e avalie o modo como te atenderam.

 

Eles foram profissionais? Foram educados? Você sentiu segurança na forma como responderam suas dúvidas? Se sim, é mais um indicativo de que você pode prosseguir com o serviço.

 

Ah! E ao falar com um profissional ou uma empresa, certifique-se de que a manutenção será feita de acordo com as normas de segurança da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Tipos de manutenção

 

Quando falamos em manutenção elétrica, saiba que existem três tipos diferentes que você pode escolher/precisar:

 

  • Manutenção corretiva;
  • Manutenção preventiva;
  • E manutenção preditiva.

 

No primeiro tipo, como o nome já indica, a manutenção é feita para corrigir ou ajustar um problema já detectado.

 

No segundo tipo, a manutenção é feita com base em um planejamento prévio para antecipar e encontrar a raiz de problemas, antes que eles aconteçam, de modo que as instalações possam sempre funcionar conforme o esperado.

 

E por fim, no terceiro tipo, a manutenção tem como objetivo monitorar os sistemas, as instalações e os equipamentos para compreender como eles se comportam com o passar do tempo e detectar algum problema ou falha.

 

Normalmente, as manutenções corretivas e preventivas são as mais executadas e procuradas, sendo a segunda a mais importante das três.

 

Agora, em qualquer um dos tipos, a manutenção elétrica funciona como uma medida de precaução para as instalações da sua residência, assim como para os aparelhos, equipamentos e itens que dependem delas.

Sustentabilidade

 

Para finalizar, outro ponto importante de se investir em manutenção elétrica, é porque ela é uma aliada na sustentabilidade.

 

E sabe por quê? Porque com as fiações, instalações e os equipamentos funcionando da maneira adequada, a energia é melhor aproveitada e menos poluentes são emitidos na atmosfera.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.