O que é o número do IMEI?

0

Você sabe o que é o número IMEI de um celular? Se não, é hora de aprender pois ele será um dos mais importantes aliados caso o seu aparelho venha a ser roubado em algum momento.

Aliás, no Brasil, esse não é um cenário absurdo de se imaginar. Afinal, só na cidade de São Paulo são roubados mais de 113 mil celulares por ano.

Portanto, ao saber o que é o número IMEI de um aparelho, você poderá proteger os seus dados, os contatos e outras informações vitais da sua vida e que estão no celular nesse momento.

Quer saber mais sobre o assunto? Então siga a leitura do artigo abaixo!

O que é o número IMEI?

O IMEI é um código numérico que funciona como uma espécie de RG de um celular. É, portanto, um código que identifica cada aparelho existente no mundo. Como você já deve imaginar, o IMEI deve ser um código muito único pois, só no Brasil, são mais aparelhos smartphones do que pessoas.

A sigla IMEI significa International Mobile Equipment Identity o que, em português, significa algo como Identidade Internacional de Equipamento Móvel. Ele é composto por um total de 15 dígitos, em que eles seguem uma ordem específica para tornar cada IMEI único.

Os primeiros seis dígitos do aparelho são os TAC (Type Allocation Code) que indicam onde o telefone foi criado. Por exemplo, todos os aparelhos feitos na China terão os mesmos seis primeiros dígitos.

Em seguida, vem dois dígitos que são os FAC (Final Assembly Code), que indica qual é a fábrica que montou o aparelho. Por fim, o IMEI indica qual é o número de série daquele modelo e qual o seu dígito verificador.

Dessa maneira, é possível identificar um aparelho celular de forma lógica tendo como base o seu IMEI.

Para que serve um IMEI?

Agora que você já sabe o que é o número IMEI, é hora de aprender quais as suas utilidades para você, que é um consumidor. Veja algumas delas a seguir!

1. Bloquear o celular

O uso mais comum para o IMEI, claro, é o de bloquear o celular caso você o perca ou ele seja roubado, o que é mais frequente.

Com o IMEI em mãos, basta ligar para a operadora do seu smartphone e solicitar o bloqueio. O atendente pedirá o IMEI do aparelho para poder identificar qual é o celular a ser bloqueado e conferir se ele bate com o do seu registro no sistema local.

2. Apresentar um BO de roubo

Caso você seja assaltado ou furtado e perca o seu aparelho, será necessário apresentar o IMEI quando fizer o boletim de ocorrência da situação. Isso porque o IMEI ajuda a identificar se o aparelho recuperado é, de fato, seu, o que agiliza a situação de devolução do aparelho.

3. Checar se um aparelho não é roubado

Hoje em dia é comum comprar celulares usados em lojas digitais ou em lojas físicas mesmo. No entanto, muita gente não consegue ter certeza se o aparelho comprado foi roubado ou não.

Por isso, pesquisar o IMEI do aparelho ajuda verificar se há algum boletim de ocorrência em seu código e dá maior tranquilidade ao fazer a sua compra.

Como descobrir o IMEI de um aparelho?

Você já sabe o que é o número IMEI e qual a sua utilidade. O que mais falta aprender? A resposta é simples: como descobrir o código de um celular?

Para isso, existem três métodos diferentes. Um deles é muito simples e você pode fazê-lo agora mesmo:

Basta abrir o teclado de ligação do smartphone, digitar o código *#06# e discar. Imediatamente você receberá o número de IMEI do celular em questão. Se quiser, pode fazer o teste  nesse momento.

Outro método é pelo Dashboard do Google. Para isso, você precisará ter uma conta Google vinculada ao seu aparelho. Se você tem um Android, provavelmente já tem essa conta vinculada.

Se for o seu caso, vá até o Dashboard do Google e faça login com a sua conta. Uma dela aparecerá com todos os aparelhos ou serviços ligados àquela conta e basta selecionar o seu smartphone.

Um card com várias informações sobre o aparelho será exibido, incluindo ali o IMEI do celular.

Por fim, a melhor maneira de saber o IMEI de um smartphone exige um pouco de antecipação também. Isso porque envolve baixar e instalar o app wSpy Pro.

Esse aplicativo é o principal app-espião do mercado e permite identificar não só o IMEI de um celular, mas também uma série de outros dados.

O principal benefício dele, no entanto, é que fica muito fácil recuperar o seu aparelho após ele ser roubado. Isso porque além de registrar o IMEI, o wSpy Pro também registra a localização via GPS em tempo real.

Assim, basta obter os dados para poder enviar a polícia até o local e recuperar o seu aparelho sem dificuldades.

E aí, gostou de aprender o que é o número IMEI? Então agora você não terá mais problemas com esse aspecto do seu celular.

Não esqueça de deixar um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.