Efeitos do ar-condicionado em nossa saúde

0

Você já se perguntou sobre os efeitos do ar-condicionado em nossa saúde? Se não, então talvez valha a pena se questionar e aprender sobre isso para prevenir doenças e outros problemas que possam surgir.

O ar-condicionado, assim como todas as formas de climatização artificial, apresenta um contexto muito diferente da climatização natural. Isso pode trazer consequências positivas, mas também negativas. Portanto, é importante entender todo o cenário para fazer a sua decisão. Quer saber mais sobre o assunto? Então siga a leitura abaixo!

Quais os efeitos do ar-condicionado em nossa saúde?

Um dos principais efeitos do ar-condicionado em nossa saúde é a possível propagação de doenças por via de fungos, bactérias e até mesmo vírus. Inclusive, há uma preocupação real sobre a possibilidade do novo coronavírus se espalhar pelo ar-condicionado.

A razão disso é bem simples de entender. O ar-condicionado é, em outras palavras, uma fonte de ar. No entanto, ele é um equipamento com um espaço interno. Se houver alguma fonte de fungo naquele espaço (como, por exemplo, uma comida apodrecendo), então o equipamento vai espalhar esse fungo por todos os lugares. Quem estiver naquele espaço poderá respirá-lo e adoecer.

Por causa disso, é seguro falar que o ar-condicionado é um proliferador de doenças, especialmente em espaços com muita gente e pouca ventilação natural.

No entanto, não é necessário que seja assim. A maior parte dos modelos de ar-condicionado, como um ar condicionado 18000 BTUS, são fáceis de limpar e evitar que eles propaguem doenças pelo ambiente onde estão instalados.

Ainda na parte negativa, o ar-condicionado pode ser um fator de risco para quem tem problemas respiratórios. Na verdade, mesmo pessoas que não têm problemas passam a apresentar sintomas do tipo. Como a circulação do ar frio é mais intensa em ambientes refrigerados (especialmente quando há choque térmico por estar calor do lado de fora), há maior chance de desenvolver infecções e outros problemas respiratórios como a rinite, obstruções nasais e sinusite.

Em termos de situações “menos sérias”, mas ainda incomodas, o ar-condicionado pode causar uma dor de cabeça na pessoa exposta por muito tempo. Isso acontece porque a presença em um ambiente artificialmente diminui a sua hidratação, o que é um dos gatilhos para começar uma enxaqueca. Além disso, a qualidade do ar interior diminui no geral com o ar-condicionado, o que também é um elemento que pode gerar dores de cabeça.

Há benefícios positivos do ar-condicionado?

Como tudo na vida, o ar-condicionado não é nem um vilão e nem um herói. Sim, ele pode ter partes negativas e oferecer riscos de um lado, mas também traz benefícios consideráveis de outro.

De um lado, o ar-condicionado é um elemento importante para a produtividade no ambiente de trabalho. A umidade e o calor no verão (em alguns lugares do Brasil a temperatura já chegou a mais de 44 graus!) podem ser elementos que afetam negativamente o trabalho. Nesse contexto, o ar-condicionado é um bom recurso para aliviar essas condições e permitir um trabalho mais focado.

Além disso, o ar-condicionado ajuda no controle geral das condições climáticas, o que ajuda até mesmo a salvar vidas em ambientes de trabalho. Por exemplo, você sabia que há mais chances de acidentes numa linha de produção quando a temperatura local passa dos 30º C? Por causa disso, o ar-condicionado pode ser uma ferramenta de prevenção de acidentes.

Como deu para ver, existem efeitos do ar-condicionado em nossa saúde que são positivos, enquanto outros são negativos. Como em tudo na vida, o uso do equipamento é questão de balancear esses dois lados até encontrar a solução adequada para você.

E aí, você gosta bastante do ar-condicionado ou sempre teve problema com ele? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.