O que são meias de compressão?

0

As meias de compressão para corredores são meias elásticas, projetadas para serem usadas até o joelho – pense em meias esteróides.

Eles podem se esticar sobre o pé até o joelho ou começar no tornozelo (mais frequentemente chamado de manga). Essas meias super fortes apertam a panturrilha, comprimindo as veias na superfície da perna, junto com os músculos e artérias da perna.

Meias de compressão: uma linha do tempo

Embora eles realmente tenham se tornado um sucesso nos círculos em circulação, as meias de compressão não são novidade. Acontece que a terapia de compressão está em andamento há milhares de anos.

Aqui está uma rápida linha do tempo de compactação através dos tempos:

Terapia de compressão na era moderna

Nos próximos mil anos, a terapia de compressão foi usada de várias maneiras.

Vamos ao que interessa – vamos dar uma olhada em sua chegada ao mundo moderno.

No século 20, surgiram novos métodos de terapia de compressão: mulheres e homens alinhados para comprar meias atadas, elásticos e ataduras com adesivos.

Atualmente, a terapia de compressão é usada para tratar uma ampla variedade de condições médicas, especialmente para pessoas que enfrentam problemas de saúde específicos, incluindo:

  • Diabetes
  • Trombose venosa profunda
  • Varizes
  • Úlceras nas pernas
  • Inchaço das pernas
  • Problemas circulatórios

Nas últimas décadas, a terapia de compressão deu o salto do tratamento médico para o equipamento esportivo obrigatório. O equipamento de compressão agora pode ser visto tanto em atletas profissionais quanto em corredores de recreação, desde meias de compressão a faixas de braço de compressão – e tudo mais.

Entendendo o fluxo sanguíneo

Antes de entrarmos nos detalhes sujos em torno das meias de compressão, é importante ter pelo menos uma compreensão básica de como o sangue flui pelo corpo – e como essas meias mais apertadas do que o normal podem desempenhar um papel.

O coração é encarregado de bombear sangue rico em oxigênio para os músculos e membros através das artérias. Uma vez que suas células consomem o oxigênio e os nutrientes no sangue, o sangue desoxigenado e outros produtos residuais vão para as veias e são canalizados de volta para o coração.

Depois que o sangue desoxigenado retorna ao coração, é novamente oxigenado pelos pulmões – e então o processo recomeça.

Ok, ok, a ciência está muito bem – mas como isso se encaixa no seu desempenho em corrida?

Simplificando: quanto mais oxigênio suas células receberem, melhor elas funcionarão.

As meias de compressão ajudam a circular o sangue com mais eficiência pelas pernas, o que leva o sangue de volta ao coração mais rapidamente. Quanto mais rápido o sangue estiver fluindo, melhor a circulação. Quanto melhor a circulação, mais oxigênio para as células … você vê para onde estamos indo com isso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.