Carro híbrido no Brasil vale a pena em 2021?

0

A preocupação ambiental é muito significativa atualmente. Para se ter uma ideia, 85% de todos os brasileiros afirmam que a preocupação com o meio-ambiente é uma prioridade após a pandemia do novo coronavírus. Isso pode ser traduzido no dia a dia de muitas formas. Uma delas é com as pessoas se perguntando se carro híbrido no Brasil vale a pena em 2021.

Nós já sabemos que um automóvel elétrico não vale a pena, já que a estrutura para o carregamento desses carros é insuficiente. Isso sem falar no preço alto, que fica muito fora do padrão para o salário mínimo nacional. Dessa forma, veículos 100% eletrificados são direcionados apenas para quem tem uma renda bem acima da média da população, mora em regiões que já receberam a infraestrutura necessária para isso e/ou podem pagar um pouco mais .

Mas os híbridos são uma opção um pouco mais acessível para os consumidores nacionais. Será que carro híbrido no Brasil vale a pena em 2021? Vamos descobrir a seguir!

Carro híbrido no Brasil vale a pena em 2021?

Para poder entender se vale ou não a pena ter um carro híbrido no país, vamos analisar a seguir algumas das vantagens e desvantagens desses modelos. Confira!

Vantagens

Consumo melhor

Um dos principais benefícios dos carros híbridos é um consumo muito melhor de combustível. No geral, esses modelos contam com um motor elétrico e outro à combustão. Como o elétrico pode ajudar a manter o carro em movimento, o à combustão faz muito menos força e queima muito menos combustível. Logo, seu consumo é muito acima da média.

Uma das vantagens mais óbvias disso é um gasto mensal menor com combustível. Em um momento em que a gasolina custa R$5,60 em média no país, essa economia é considerável e não deve ser desprezada.

Menos poluição

Os carros híbridos poluem menos o meio ambiente. É claro que não chegam a ser de emissão zero, como é o caso dos elétricos, mas ainda contam com emissão de gases bem reduzida.

Na prática, os híbridos já ajudam a diminuir as emissões de carbono, embora seja necessário uma adoção em larga escala para que os efeitos sejam mais sentidos.

Frenagem regenerativa

Uma das vantagens dos carros híbridos é a frenagem regenerativa. Esse recurso faz com que o uso do freio gere um pouco mais de eletricidade que é enviada para a bateria e aumenta a sua carga. Ou seja: essa ação potencializa o consumo do automóvel híbrido, o que faz com que ele seja ainda mais interessante de usar.

Desvantagens

Difícil de achar

Nem só de vantagens vivem os híbridos. Existem algumas desvantagens também. A primeira é que é difícil achar esses modelos. Não são muitas opções no Brasil e, as que têm, não estão facilmente achadas. Dá para encontrar alguns na plataforma Karvi, mas normalmente a tarefa é difícil de ser realizada.

Quando os carros são achados, o investimento para comprá-los é maior do que a média dos veículos à combustão, muito mais comuns no nosso mercado.

Desempenho menor

Um carro híbrido tende a ter um desempenho em potência e torque menores do que os carros à combustão. Afinal de contas, os motores elétricos ainda não são capazes de produzir tanta potência assim.

Normalmente, para quem mora em cidades planas, sem muitas subidas, isso não é um problema. No entanto, em regiões mais íngremes, essa queda de potência pode fazer a diferença.

Infraestrutura precária

Para poder funcionar, os carros híbridos e eletrificados precisam de uma infraestrutura básica. Ainda que possam se carregar em casa, dependendo de cada modelo, os híbridos podem precisar de estações de carregamento nas rodovias para viagens longas. No entanto, a infraestrutura para isso ainda é muito precária e demorará alguns anos para estar satisfatória.

Manutenção mais cara

Além disso, a manutenção do carro híbrido tende a ser mais cara. Afinal, o modelo é mais valioso e seus sistemas exigem especialistas na área, que cobram a mais do que o normal.

Conclusão

Com tudo isso em mente, dá para concluir que sim, os híbridos são excelentes modelos, com muitas vantagens, mas ainda não vale a pena tê-los no Brasil, pois as desvantagens são maiores e mais impactantes.

Assim que vemos uma mudança de paradigma, com mais investimento em infra-estrutura, no entanto, essa conclusão pode mudar.

Pronto! Agora você já viu se carro híbrido no Brasil vale a pena em 2021. Como deu para ver, talvez seja uma boa opção de investimento para quem tem um dinheiro extra e quer um carro mais tecnológico e amigável ao meio ambiente. No entanto, no geral, talvez valha a pena aguardar o desenvolvimento de modelos mais populares, com preços menores e, especialmente, com o desenvolvimento de uma infraestrutura maior no país.

E na sua opinião, vale ou não a pena investir em carros híbridos? Comente abaixo!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.