Iluminação inteligente para iniciantes: como incluir automação residencial em sua casa com lâmpadas inteligentes

0

Iluminação inteligente para iniciantes: como incluir automação residencial em sua casa com lâmpadas inteligentes

 

Aplicativos móveis, alto-falantes inteligentes, controles remotos… Levantar-se do sofá para ligar e desligar a luz parece coisa do passado.

 

Graças à nova geração de lâmpadas inteligentes, temos em mãos um gadget de alta tecnologia que nos permitirá, graças à automação residencial, controlar a iluminação da casa por voz ou simplesmente com o smartphone, esquecendo o ato de apertar o botão da iluminação.

 

O que é iluminação inteligente?

 

Quando falamos em iluminação inteligente ou smart lighting, estamos falando de um conjunto tecnológico constituído por lâmpadas inteligentes que nos permite gerenciá-las com a nossa voz e que também podem ser geridas à distância a partir de um smartphone com internet. Não é necessário ter um alto-falante inteligente, mas garantimos, que uma vez que você tenta manejá-lo com sua voz, ter que recorrer ao seu celular já vai parecer coisa do passado.

 

Eles nos permitem gerenciar a intensidade da luz e a sua cor (dependendo do modelo, sim!), e controlá-la remotamente sem nunca ter que tocar nos botões da iluminação. É possível acendê-los a partir de qualquer lugar, para que possamos acender a luz da nossa casa de praia se estivermos na casa do campo, por exemplo. Permite criar rotinas, como por exemplo, ligar e desligar automaticamente a luz para que simule sua presença em casa e assim evitar um possível roubo.

 

E é que a iluminação inteligente é apenas uma pequena pincelada de tudo o que podemos automatizar em casa para obter um lar inteligente. Controlar as persianas sem qualquer toque, abrir a porta sem usar as chaves, ver tv online na geladeira ou fazer as compras com a voz são apenas um pequeno exemplo de tudo o que a tecnologia nos oferece em casa.

 

Como ter iluminação inteligente em casa

 

A chave é a conectividade. Dispositivos inteligentes, como lâmpadas, tomadas, termostatos, sensores, câmeras e outros, são controlados quer através do smartphone quer através de um altifalante inteligente, para o qual é necessário que estejam ligados através de Wi-Fi ou Bluetooth e, em alguns casos, através dos protocolos Zigbee e Z-Wave que utilizam um Hub como intermediário. Para conseguir todo esse controle da iluminação inteligente, é importante contar com o apoio da internet. Hoje em dia é cada vez mais mais simples conseguir acessar a ela através da ofertas de fibra óptica e dos pacotes tv, net e voz e ainda dados móveis… Com certeza sua operadora de telecomunicações terá um bom plano para contratar.

 

É possível que alguns gadgets inteligentes precisem desse Hub para seu funcionamento, um pequeno dispositivo que atua como intermediário entre o roteador e os dispositivos inteligentes, enquanto outros se conectam via Wi-Fi ou Bluetooth, o que pode ser algo interessante se quisermos ter apenas um ou dois (por exemplo, apenas na sala).

 

Se quisermos algo mais elaborado, podemos procurar um sistema de lâmpadas que necessitem de um Hub e nos permitir ter mais luzes no sistema de iluminação inteligente, algo a levar em conta se buscarmos que o apartamento inteiro tenha esse tipo de iluminação.

 

Quer transformar o seu lar em uma casa inteligente com iluminação inteligente?

 

Se está pensando em dar um passo adiante, com essas dicas você pode começar a procurar por si mesmo as opções que mais se adequam ao que você procura. Lembre-se também que você sempre pode realizar um estudo à sua medida para avaliar as características da sua casa, suas necessidades e seu orçamento. Desta forma, você pode garantir que sua compra atende a todas as suas expectativas e se adapte ao seu estilo de vida para aproveitar e poupar eletricidade, dinheiro e tempo!

Leia também:
Maneiras de economizar com o ar condicionado.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.