Saiba o que é a dupla cidadania e como fazer para obter a sua!

0

Ter dupla cidadania é o sonho de muita gente que quer morar em países estrangeiros ou anseiam obter maior facilidade para fazer viagens internacionais.

Contudo o processo para obter dupla cidadania não é fácil, pelo contrário é burocrático, exige persistência, dedicação e até investimento financeiro.

Como se trata de um processo cheio de particularidades que precisam ser conhecidas por quem almeja ter dupla cidadania, vamos ressaltar alguns pontos que precisam de sua atenção. Confira!

O que é dupla cidadania?

A dupla cidadania é a possibilidade de um indivíduo ser titular de duas nacionalidades.

Em nosso país, Brasil, essa condição é amparada, ou seja, legalizada, pela Constituição Federal, sendo permitido para todos os brasileiros.

Em outras palavras, é possível e legalizado ter cidadania brasileira concomitante a outra nacionalidade. Vale lembrar que, com essa dupla nacionalidade vem os direitos e obrigações estipulados pelo país.

Portanto, essa possibilidade é considerada por muitos como a porta de entrada para uma série de oportunidades, como morar, trabalhar e estudar de forma legalizada em outro país sem a necessidade de visto e, consequentemente, tempo delimitado para a saída do país.

Como se dá a dupla cidadania?

Como já mencionado, o processo para adquirir a dupla cidadania é bastante burocrático e em muitos casos requer além de diversos documentos, custos financeiros altos, por isso que é tão importante sempre se manter informado a respeito das exigências para a cidadania no país que você almeja obtê-la.

Já que o processo é um pouco complexo, quem busca pela dupla cidadania pode encontrar várias dificuldades para montar o processo e, uma forma de ter um caminho menos complicado é buscar empresas que fazem consultoria nessa área, inclusive pela internet.

Geralmente os serviços prestados por essas empresas consistem em encaminhar pedidos de dupla cidadania para diferentes nacionalidades.

Portanto, estas coletam a certidão de inteiro teor de diversas documentações, como a certidão de nascimento , certidão de casamento online que pode ser obtido em sites especializados, certidão de óbito, dentre tantos outros documentos que podem variar de acordo com o caso do interessado, montam o processo de solicitação da dupla cidadania, fazem a análise jurídica do material, fazem a tradução para a língua do país ao qual a dupla nacionalidade está sendo solicitada e protocola os documentos no consulado.

É importante destacar, que para processos de dupla cidadania, também será necessário uma tradução juramentada dos documentos, para isso você irá precisar de um tradutor juramentado. Este é um profissional aprovado em concurso público e cadastrado na Junta Comercial do Estado, que faz tradução de documentos que requeiram fidelidade absoluta e inidoneidade de informações, como é o caso de documentos para dar entrada no processo de cidadania, no caso de quem quer morar em outro país.

 

Gostou das informações do nosso site? Você conhecia essas possibilidades ou se interessou por adquirir dupla cidadania?

Nossa dica de ouro é que, antes de qualquer passo você busque informações sobre o processo para a obtenção de dupla cidadania, pesquise, se informe e até busque referências com outras pessoas.

Lembrando que, leis a esse respeito também podem mudar, então é sempre bom se manter informado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.