Telemedicina: Como Aproveitar os Benefícios da Teleconsulta

0

Com a pandemia, a telemedicina se tornou uma realidade, beneficiando milhares de pessoas em todo o país, principalmente aquelas que não contam com serviços de saúde em suas regiões.

O melhor de tudo é que as pessoas têm acesso a todas as especialidades médicas, desde médico ortopedista até acompanhamento psicológico.

E não apenas os pacientes saem ganhando, os profissionais também, uma vez que podem trocar informações entre si e assim, dar um diagnóstico mais preciso.

Se você está em dúvida se realmente funciona, vamos mostrar aqui os principais benefícios dessa ferramenta inovadora de consultas médicas.

O que é telemedicina?

Antes de saber como você pode aproveitar os benefícios da telemedicina, o que significa telemedicina?

De uma forma bem simples, a telemedicina permite aos pacientes consultar um médico via aplicativo, geralmente por meio de videoconferência ou telefone.

No vídeo, o médico consegue examinar a garganta, o inchaço de alguma parte do corpo ou outro sintoma, e assim, dar um diagnóstico.

Por outro lado, o paciente pode conversar com seu médico, falar o que está lhe incomodando, enfim, funciona exatamente como uma consulta presencial, só que sem contato físico.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, essa prática se tornou muito mais frequente, inclusive praticamente todos os profissionais de planos de saúde oferecem as chamadas teleconsultas.

Apenas lembrando que a telemedicina não substitui a avaliação física, mas serve como um complemento, por exemplo, solicitar exames sem a pessoa precisar sair de casa.

Como aproveitar os benefícios da telemedicina?

A teleconsulta médica acontece da mesma forma que uma consulta em um consultório. Essa nova prática médica tem muitas vantagens:

1.Ajudar pessoas com problemas de mobilidade

Pessoas com problemas de mobilidade, especialmente os idosos, talvez sejam as mais beneficiadas com a consulta à distância.

Também pessoas que moram em regiões mais distantes, seja pela dificuldade para se deslocar ou mesmo pela falta de médicos.

2.Facilidade e rapidez de atendimento médico

Diferentemente de uma consulta presencial, que dependendo do especialista pode levar meses para agendar, isso não acontece com a consulta à distância.

É tudo muito rápido, e geralmente, o paciente consegue escolher o dia e hora da consulta.

3.Acesso a todas as especialidades médicas

Outra vantagem é o acesso a todas as especialidades médicas, e pacientes que sofrem de doenças crônicas, podem ser acompanhadas mais de perto.

Por exemplo, um paciente que passou por uma cirurgia, o médico pode avaliar o pós-operatório.

4.Menos risco de contaminação

Sem precisar ficar aguardando em uma sala de espera, o paciente está muito exposto à contaminação do vírus.
Isso vale também para o profissional de saúde, que corre muito menos risco de contrair o novo coronavírus.

5.Ganho de tempo

Como você não precisa se deslocar e nem ficar esperando ser atendido, acaba ganhando tempo.

Pelo lado dos médicos, eles conseguem gerir melhor seu tempo, organizar a agenda, e assim, ficam mais disponíveis para seus pacientes.

6.Troca de informações entre especialistas médicos

Um profissional de saúde pode trocar informações com outro e até pedir uma segunda opinião, o que acaba beneficiando o próprio paciente.

Assim, o diagnóstico será mais assertivo.

7.Prescrições médicas digitais

Tanto a solicitação de exames quanto prescrições médicas são sob formato eletrônico, tornando o processo muito mais rápido.

Para isso, o profissional de saúde precisa assinar digitalmente a receita médica.
Conclusão

Vários estudos confirmam a eficácia da telemedicina, mas é claro que algumas especialidades médicas, em especial aquelas que exigem um exame clínico, fica um pouco mais complicado.

Mas só em saber que você pode contar com um médico quando precisar, é uma tranquilidade, pois sabe que estará sendo bem assistido e se protegendo ao mesmo tempo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.