COMO O MARKETING INSTITUCIONAL, PODE SER BENÉFICO PARA SUA EMPRESA.

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É fato que uma empresa precisa ser bem reconhecida e ter visibilidade ampla, pois isso implica diretamente em seus negócios e na forma como os consumidores enxergam a empresa. Nesse contexto, os valores e missão de determinada empresa devem estar claros na mente do consumidor, e essa interação é importante para gerar empatia e valor do consumidor àempresa. Quando esse trabalho é efetivo, bem planejado e direcionado, o consumidor ao citar sua marca ou empresa, lembrará sempre das vantagens que ela proporciona. A percepção da imagem de uma empresa também está relacionada com a forma que ela é vista e que se comunica com seus colaboradores, sendo assim trabalhar todos os pontos de comunicação são essenciais para ampliar sua visibilidade. E é nesse ponto que o Marketing Institucional entra.

Se você quer entender como o Marketing Institucional pode ampliar e melhorar as relações internas e externas da sua empresa e quais são suas diferenças  em relação ao Marketing Digital ou Tradicional, acompanhe este artigo e surpreenda-se com o que o Marketing Institucional pode te proporcionar.

Como funcionam as estratégias de Marketing Institucional?

O Marketing Institucional, como dito antes, visa fortalecer e ampliar a visibilidade da marca ou empresa, por meio das estratégias de comunicação. Isto é como eu vou falar e com quem eu vou falar, pois vale lembrar que o Marketing Institucional, também visa atingir o público interno (colaboradores).

As estratégias presentes no Marketing Institucional, podem ser benéficas para qualquer empresa seja ela do setor jurídico, da saúde etc.

Suas ações visam transmitir a identidade da organização, ou seja, o que rege a empresa, quais são seus princípios e porque ela existe, e a partir daí como essa empresa pode trabalhar o seu relacionamento com o público. Diferente dos objetivos comerciais das ações de Marketing, ou seja, elaborar um planejamento eficaz que alcance resultados mensuráveis; o Marketing Institucional trabalha a essência de uma empresa ou marca.

Nesse contexto, é correto dizer que as estratégias de Marketing Institucional complementam as estratégias de Marketing comerciais, pois quando a essência da marca ou empresa é fixada na mente do consumidor, o trabalho de oferta ou venda de um produto se torna tarefa “ mais fácil”, pois o consumidor depois de impactado com as estratégias de Marketing Institucional,  passa a  ter uma opinião e julgamento formados em relação a marca ou empresa. Tudo dependerá da qualidade e efetividade das estratégias utilizadas.

Um belo exemplo da eficácia do trabalho do Marketing Institucional, pode ser percebido nas estratégias de comunicação da empresa NIKE. Ao comprar um tênis desta marca, o consumidor não adquire apenas o calçado e sim adquire o estilo de vida que a NIKE, propõe.

O Marketing Institucional trabalha em duas etapas: Marketing Social e Marketing Cultural. Entenda a seguir como funciona cada uma dessas etapas.

Marketing Social

Essa modalidade do Marketing Institucional, tem o objetivo central focado em ações de uma empresa que visem causas sociais e não tenham interesse comercial, ou seja, nesta modalidade são trabalhadas as ideias e atitudes junto a sociedade.

Nessa modalidade, as estratégias visam o coletivo, trabalhando em questões que sejam do interesse público de todos. Geralmente essas estratégias são voltadas a questões de educação, saúde, transporte, são algumas das necessidades básicas mais importantes para os indivíduos. As ações de Marketing Social envolvem temas relevantes à população, sendo benéfico para a empresa, pois ela se associa à solução e a torna reconhecida como a responsável em promover a ações que resultam para o bem comum. Mas é fundamental haver um compromissos eações práticas realizadas pela empresa nesse sentido, senão o efeito pode ser danoso para a imagem da empresa.

Para isso é necessário que algumas perguntas sejam respondidas pelos responsáveis, antes de começar todo o trabalho, como por exemplo: qual é a questão social que será abordada? Como fazer para evidenciar sua empresa como responsável em promover a mudança? Qual é o segmento e público alvo destas campanhas? E quais são as estratégias de mudança que sua empresa irá realizar?

Essas ações podem acontecer de forma filantrópica, por meio de campanhas sociais na internet, relacionamento por meio de ações sociais, promovendo de forma social a marca ou produto e por meio de patrocínios de projetos sociais.

Grandes empresas trabalham o Marketing Social todos os dias e os resultados são sempre positivos. Alguns exemplos claros são: a empresa Mc Donald’s, com o McDia Feliz, a TV Globo com o Criança Esperança e a campanha de adoção de pets da Pedigree, todos tratando de interesses públicos que visam os interesses sociais.

Marketing Cultural

O Marketing Cultural utiliza como meio de comunicação a cultura, a fim de assim alcançar diferenciação perante a concorrência, aproximação do público alvo e essencialmente associação ao nome de empresa como responsável pela promoção da ação.

Nesse contexto as ações de Marketing, são elaboradas de forma colaborativa as programações culturais, como por exemplo: festivais de música, museus, eventos culturais etc. Isto é, as empresas a fim de difundirem seu nome a ações culturais apoiam e trabalham sua comunicação por meio de atividades culturais que envolvam seu público alvo.

As ações de Marketing Cultura e Social unificadas, resultam em maior visibilidade da marca, maior interação com o público e melhores resultados nas campanhas de comunicação. Mas para fazer isso é necessário que o gestor saiba como se comunicar com seu público.  A princípio deve ser feita uma análise de alguns pontos da relação com o cliente, como por exemplo:

Como a personalidade da sua marca é transmitida? Sua marca tem uma personalidade e ela deve ser trabalhada frequentemente. Nesse ponto todos os aspectos que dizem respeito a essência de uma marca, devem estar visíveis e de forma clara ao consumidor.

-Defina os valores da marca. O valor de uma marca nesse cenário, está relacionado ao valor agregado que determinada marca possui na mente do consumidor. Neste caso, quanto o consumidor está disposto a pagar pelos benefícios que sua marca apresenta.

-Conheça seus concorrentes. Em todas as estratégias de Marketing, sejam elas tradicionais ou digitais, conhecer e diferenciar-se da concorrência é detalhe extremamente importante. Assim a empresa pode traçar um planejamento estratégico mais assertivo em relação ao seu mercado de atuação.

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