4 dicas de como trabalhar de home office

0

 

Com a pandemia do novo Coronavírus, muitas empresas e organizações passaram a operar com grande parte ou toda a equipe em regime de home office, também chamado de trabalho remoto. Mas a verdade é que, até o momento, esse de formato de trabalho ainda era pouco conhecido no Brasil, sendo restrita à algumas áreas como de Tecnologia e Marketing, por exemplo. 

No entanto, muitas pessoas que hoje estão precisando adaptar-se à essa nova realidade, jamais haviam sequer imaginado que um dia trabalhariam de casa. Assim, é comum surgirem dúvidas sobre como trabalhar de home office, mantendo a rotina de trabalho sem acabar se perdendo com tantas distrações dentro de casa.

Já é bom saber de antemão que uma boa conexão de internet é essencial para executar todas as tarefas da rotina de trabalho normalmente. Para garantir isso, recomendamos que você conheça o Tim Controle ligações ilimitadas e garanta a maior velocidade da sua conexão.

Agora você irá não só entender exatamente como trabalhar de home office mas também verá algumas dicas manter uma rotina de trabalho saudável e organizada, mesmo estando em casa. Veja também que é possível manter a produtividade e desfrutar de todas as vantagens que somente esse formato de trabalho proporciona. Vamos lá?

1. O que é home office?

Primeiro, vamos à tradução para a língua portuguesa: home office significa escritório em casa. Ou seja, desde que todas as atividades que você já faz na empresa, possam ser realizadas em casa, ele pode ser aderido sem problemas.

Lembrando que você não precisa estar vinculado a uma empresa para aderir à esse formato de trabalho. Ele também pode ser praticado por autônomos que atuam como freelancers.

2. Equipamentos necessários

Para garantir não só o seu conforto, mas também para evitar futuros problemas de saúde, é importante-se certificar-se de quem você tem disponível toda a estrutura que teria no escritório da empresa. Além de um computador em boas condições e de uma conexão de internet rápida que já mencionamos acima, alguns outros itens são recomendados:

  • Cadeira. Dê preferência a um modelo ergonômico com  funções de ajuste para melhor adaptação ao seu corpo. E lembre-se mesmo que o investimento seja um pouco mais alto, ele vale a pena pois você passará cerca de 8 horas do seu dia sentado nela.
  • Mouse e teclado. Mesmo que o seu computador seja um notebook, ter um mouse e teclado é essencial para garantir mais conforto nas suas atividades, além de evitar doenças como tendinite e a LER.
  • Apoio para os pés. Algumas pessoas não gostam ou não adaptam-se ao acessório, por isso, vale a pena fazer um teste antes de adquiri-lo. No entanto, o apoio para os pés ajuda a manter a postura, reduzindo dores nas costas 

3. Como trabalhar de home office: vantagens

Tempo

Você não perde tempo com o deslocamento diário, o que em grandes cidades pode acabar ultrapassando 4 horas por dia. Esse tempo você poderá investir em estudos, lazer, na prática de algum esporte ou simplesmente aproveitá-lo da maneira que mais lhe agradar com a sua família e/ou seus pets. Qualquer que seja a sua escolha, com certeza esse tempo a mais no dia irá aumentar a sua qualidade de vida.

Flexibilidade e liberdade

Além disso, desde que você saiba como trabalhar de home office e tenha disciplina para cumprir os prazos de entrega das suas atividades, ele também pode proporcionar uma certa liberdade, com mais flexibilidade de horários,permitindo que você passe mais tempo com a sua família.

Outra questão é que, na maioria dos casos, você não terá que se preocupar com a sua vestimenta, podendo trabalhar da maneira que achar mais confortável. Além de fazer uma economia com roupas e demais itens que você utilizaria para se arrumar se fosse todos os dias para um escritório.

Alimentação

Outro benefício é que estando em casa, você pode planejar suas refeições com mais calma noite anterior ou no início da manhã, sem se preocupar com a preparação de marmitas. Sem as tentações presentes em restaurantes e praças de alimentação, também é possível incluir uma alimentação mais saudável no seu dia a dia, deixando as guloseimas para as comemorações e momentos de descontração.

Economia

Você pode estar se perguntando: como trabalhar de home office vai fazer eu economizar?

Isso acontece de vários modos, além da alimentação que falamos acima, você elimina certos hábitos como o de passar no mercado ou na padaria todos os dias na volta para casa. Sem falar daquela cerveja no happy hour depois do expediente ou na entradinha em alguma loja que acaba se tornando uma grande compra de itens que você nem estava necessitando.

Ou seja, com um pouco de organização, você terá uma rotina e quando sair de casa, já terá objetivos e, assim, evitará muitos gastos desnecessários.

4. Como trabalhar de home office sem perder a produtividade: dicas

  • Procure ter um espaço somente para o trabalho, mesmo que não seja viável ter um escritório em casa e, se possível, evite trabalhar no quarto.
  • Mantenha sempre o ambiente limpo e a sua mesa de trabalho organizada. Além de evitar problemas, isso aumentará o seu rendimento.
  • Se você mora com outras pessoas, estabeleça os limites com elas. Afinal, você está em casa mas está trabalhando. Questões pessoais devem ser resolvidas fora do seu horário de expediente, do contrário, você começara a ter problemas com a sua produtividade.
  • Pequenas pausas para descanso são essenciais para que o seu cérebro recupere 100% do foco. Afinal, quando trabalhamos em um escritório, de vez em quando, é comum levantarmos da cadeira para ir ao banheiro, pegar uma água ou tomar um café/chá. Mantenha esse hábito, também, quando estiver trabalhando de casa.
  • Como você realizará menos deslocamentos a pé, é importante exercitar-se ou fazer alongamentos ao menos uma vez ao dia. Seu corpo agradece!

Esperamos que nossas dicas sobre como trabalhar de home office contribuam para que você obtenha mais sucesso no seu trabalho. Como está sendo para você trabalhar no home office? Conte a sua experiência aqui nos comentários. Até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.