Claro 5G: como funciona e quais os seus benefícios?

0

 

Não é novidade que a Claro investe, e muito, na inovação e no aprimoramento dos serviços oferecidos. A operadora vem ganhando destaque nos últimos anos, principalmente por ser a pioneira na oferta dos serviços de 3G, 4G e 4.5G no Brasil.  

E como não poderia ser diferente, o Claro 5G é uma das promessas de melhorias em que a operadora está apostando nos próximos anos. O 5G promete reinventar a forma como lidamos com a internet pelas diferentes possibilidades de uso que vão muito além do streaming e das videochamadas. 

Mas você sabe exatamente como funciona essa nova tecnologia? Quer entender como será feita a implementação do Claro 5G e descobrir como você pode ter acesso à ele? Leia o post e tire essas dúvidas e muitas outras!

O que é o Claro 5G?

Sem enrolação, vamos logo ao que interessa: o diferencial do 5G é que ele irá levar para um grande número de usuários, simultaneamente, uma quantidade de dados muito maior. E o melhor, tudo isso em ultra velocidade!

Ou seja, com Claro 5G você terá um tempo de resposta da rede (conhecido como latência) muito menor, podendo realizar todas as suas atividades em menos tempo. Isso é o que chamamos de aprimoramento da experiência do usuário.

Embora o 5G ainda não esteja sendo comercializado no Brasil (pelos motivos que explicaremos logo adiante), a Claro, que já foi a primeira operadora ao implantar as tecnologias precedentes no Brasil, sai na frente mais uma vez e já está investindo nele.

Assim, enquanto a Agência Nacional de Telecomunicações(Anatel) não libera a autorização para comercializar o serviço, a Claro tem feito demonstrações do uso do 5G. 

Como funciona o o Claro 5G?

Em um evento histórico, realizado em outubro de 2019, no Allianz Parque, em São Paulo, a operadora fez a primeira apresentação holográfica em tempo real de um músico no Brasil.

Nela, o músico Lucas Lima apresentou clássicos do Rock projetado como uma holografia transmitida ao vivo. Resumindo: ele não estava presente fisicamente no palco, mas estava tocando ao vivo, sem qualquer atraso na transmissão.

Para que o show virtual do músico acontecesse, a Claro usou a tecnologia AIR 6488 da Ericsson, que é integrada em um mesmo equipamento de rádio e antena. O sistema também utiliza a tecnologia Massive MIMO, função que viabiliza várias conexões simultâneas em um mesmo dispositivo. 

Além disso, o 5G da Claro operou na largura de banda de 100 MHz (concedida pela Anatel exclusivamente para o evento). Essa deve uma das bandas que devem ser colocadas no leilão  pela agência em breve. Assim, a combinação da faixa 5G com as faixas de frequência LTE permitiram o alcance de velocidade de mais de 1 Gbps na conexão.

Para fazermos uma comparação, a velocidade média do 4G costuma ficar em torno de 20 Mbps. Dessa forma, a velocidade do 5G da Claro no Allianz Parque era cinquenta vezes maior do que a internet do seu celular!

A técnica da holografia, já utilizada pela indústria fonográfica há vários anos em outros países através do uso de espelhos, agora é aperfeiçoada com a tecnologia. Mostrando que os shows holográficos estão sendo levados a outro nível, possibilitando a apresentação ao vivo sem que a pessoa esteja presente. E esse é só um exemplo dos benefícios proporcionados pela internet Claro 5G.

Benefícios do Claro 5G

A nova tecnologia também trará muitas novas experiências imersivas no entretenimento, como a realidade aumentada e a virtual. Já o cloud gaming irá viabilizar os jogos sem ser necessário um console de alta capacidade de processamento e resolução gráfica.

Outro benefício diz respeito à Internet das Coisas (IoT) que terá inúmeras possibilidades, principalmente às tecnologias que necessitam de comunicação massiva e que exigem um tempo de resposta mais rápido (latência). Outros exemplos de aplicações do 5G são a indústria 4.0, os carros autônomos, a telemedicina e muitos outros.

Quando o 5G chega ao Brasil?

Em maio de 2019, a Anatel definiu as faixas de frequência de 2,3 GHz e 3,5 GHz para a implementação da tecnologia no Brasil sem que haja interferência em outros serviços.

Agora, o próximo passo a ser dado pelo órgão é a realização do leilão da frequência (que determina quais operadoras poderão oferecer a tecnologia). Assim, a previsão estimada é de que o Claro 5G passe a funcionar entre 2021 e 2023.

Outro motivo pontuado pela agência reguladora é que, por se tratar de uma tecnologia bastante inovadora, ainda é arriscado fazer a sua implementação, pois a maior parte dos dispositivos utilizados no país não suportam o 5G.

Conclusão

É importante saber que o Claro 5G não é apenas uma promessa e que a alta velocidade trazida por essa transformação nos serviços de internet no Brasil tornará viável aplicações e usos que hoje são simplesmente impossibilitados pela falta de suporte técnico em nosso território. 

Esse grande passo, sem dúvidas, será um divisor de águas, mudando a vida de muitas pessoas e definindo novos limites do que é possível realizar utilizando a internet. Mas para isso, é preciso estar preparado! Por isso, nossa dica hoje é: quando for adquirir seus próximos dispositivos eletrônicos, já verifique se os mesmos possuem suporte para o 5G.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.