O que é casamento intimista?

0

Com a chegada da pandemia do coronavírus, a procura por casamento intimista disparou. Noivas e noivos começam a procurar alternativas para poder realizar suas cerimônias e serem enfim casados.

Características de um casamento intimista

Para alguns um casamento com 50 pessoas é intimista, se estão acostumados com casamentos de 250 convidados.

Para outros casamento intimista são apenas os noivos e o celebrante de casamentos. Mais no estilo Elopement Wedding.

Mas afinal o que define um casamento intimista?

  • os convidados são apenas os inevitáveis, tais como pai e mãe.
  • o número total de convidados não deve passar de 20 pessoas
  • fotos e vídeos estão liberados, inclusive transmissão ao vivo

Sobre convidar apenas os pais muitos noivos estão achando até bom. Isso porque não terão que convidar todos os colegas da empresa, muitos dos quais nem se relacionam.

Isso também reduz os custos com o tamanho do espaço a ser locado, decoração e sobretudo com o buffet do casamento, que agora com número reduzido de pessoas pode ser feito por um chef e um assistente.

Protocolos de segurança no casamento durante a pandemia de coronavírus

Mesmo em casamentos intimistas, com até 20 pessoas é bom manter as regras de segurança entre todos os presentes.

As regras são simples, e basta usar o bom senso e a estatística para defini-las. Vamos pontuar algumas.

Cerimônia em espaço aberto

Os maiores riscos de contágios estão em locais fechados. Os hospitais são os locais de maior risco porque possuem infectadas e é um local fechado.

Depois vem os elevadores, onde acredita-se que boa parte da população italiana se infectou, porque mesmo em quarentena severa os índices de contágio continuaram subindo no começo da pandemia.

Portanto ideal é a realização de um casamento intimista na praia onde há bastante espaço, e bastante ventilação, mesmo na hora de comer, pois os espaços na praia são sempre bem arejados.

Higienização das mãos e dos espaços

Muito álcool gel na entrada do evento, todos os convidados vão entender e até vão te agradecer se você espalhar uns vidrinhos de álcool gel pelo recinto.

Limpeza constante do chão e do banheiro é necessária, e com certeza os espaços já vão te oferecer esse serviço no pacote.

Pouca quantidade de pessoas

As principais medidas vão no sentido de evitar aglomerações, portanto limitar a sua lista de convidados para poucas pessoas é o mais indicado.

Inclusive todos entenderão se vocês quiserem realizar um elopement wedding.

O que é um elopement wedding

Elope é uma palavra de língua inglesa que significa fugir, quando os noivos fogem para se casar a sós, em paz, normalmente num lugar paradisíaco, tal como Ubatuba-SP.

Portanto é um casamento realizado a dois. Apenas os noivos e o celebrante de casamentos, o fotógrafo e um músico para dar aquele ambiente agradável na cerimônia.

O celebrante faz um discurso para marcar o ritual de passagem dos noivos, da vida de solteiros para a vida de casados.

Casamento intimista tem efeito civil?

É possível sim realizar um casamento intimista com efeito civil e os noivos possuem duas alternativas.

A primeira delas é a contratação de um celebrante profissional de casamentos que tenha a qualificação para dar o efeito civil ao casamento.

A segunda opção é envolver o cartório e chamar um juiz de paz em diligência, o cartório cobra um adicional por isso, mas isso dá validade legal ao casamento.

Vale lembrar que o juiz de paz cumpre o ordenamento jurídico, realizando a conferência dos documentos e leitura do termo a ser assinado. Bem diferente do celebrante que prepara uma cerimônia exclusiva aos noivos, de acordo com a sua história e preferências.

Quanto tempo dura um casamento intimista?

Um casamento tradicional, com líder religioso e muitos convidados pode demorar horas. Isso porque o líder religioso tem como objetivo abençoar o casal e transmitir a mensagem da sua igreja aos presentes.

Por outro lado, um casamento tradicional com celebrante de casamentos dura em média 40 minutos, contando com as entradas dos padrinhos, pajens e daminhas, florista e outras entradas previstas.

Como no casamento intimista não temos essas entradas as cerimônias duram em média 25 minutos. O que agrada muitos noivos, que gostam de mais objetividade, um discurso impactante e breve.

Transmissão ao vivo da cerimônia

Essa curta duração da cerimônia ajuda também no quesito da transmissão ao vivo da cerimônia de casamento, mais curta, mais objetiva.

Presentem atenção se no local onde farão a cerimônia, se possui internet via fibra óptica, ou cabo. Enfim, se a internet é de boa qualidade, pois isso vai influenciar e muito na transmissão.

Uma cerimônia na praia, por exemplo, contando com a rede 4G e com o som do próprio celular pode não ser agradável para quem está do outro lado da conexão.

Com o vento da praia e as variações da internet no 4G pode ser que os seus “convidados virtuais” não consigam entender absolutamente nada, ou até mesmo não consigam ver nada. Então pendem nesse detalhe com carinho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.