Você conhece os mitos sobre Marketing digital e SEO?

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Com a área de Marketing Digital e SEO cada vez mais em ascensão, muitos começam a especular algumas inverdades sobre esse mundo e é comum que isso aconteça, uma vez que se torna cada vez mais marcante nos meios de comunicação as estratégias de marketing.

Por isso, é essencial ter informações que desmistificam essas dúvidas. Quanto mais seu interesse despertar a vontade de aprender sobre seus questionamentos, mais você estará introduzido dentro da área.

Inclusive, quando se toma a decisão de começar um novo negócio, é normal que surjam inseguranças dos rumos que o seu empreendimento irá tomar. Mas, não é hora para desespero. Vamos aprender?

 

1: “Quero ficar no topo do Google rápido!”

Mito! Existem várias ferramentas e mecanismos de busca que ajudam sua página a crescer e ter mais notoriedade, porém, não se adquire facilmente. 

De tantos outros mitos e verdades do marketing digital que compartilham, um dos mais comuns é quando garantem sua empresa no topo do search do Google com facilidade. 

A própria plataforma do Google muda constantemente o seu algoritmo e as técnicas que hoje funcionam bem, amanhã ou depois de um tempo podem não funcionar mais.

Não há técnicas infalíveis para que você obtenha os resultados esperados. Mas um trabalho com conteúdo específico e bem detalhado, que seja sempre atualizado e com expectativas a longo prazo, pode render bem.

 

2: “O SEO está cada vez mais em baixa”

Mito! Você deve ter pensado: então, se eu não vou conseguir atingir rapidamente e com facilidade o topo nas pesquisas do Google, as estratégias apresentadas em SEO não funcionam!

É aí que você se engana! O SEO (Search Engine Optimization) assim como as outras estratégias de marketing digital, também se atualiza. O que não vale mais são as antigas técnicas, apenas repetindo palavras-chave. 

Quando o trabalho é bem executado, as chances de dar certo são mil vezes maiores. Por isso, é feita toda uma análise por trás do seu público-alvo, criando ou colaborando com a sua persona, para fazer dar certo o conteúdo.

 

3: “Meu negócio ainda é pequeno, não é hora de investir em marketing digital.”

Mito! É comum que um microempreendedor ou alguém que está começando a tocar o negócio sinta-se inseguro em investir em marketing digital. Mas a verdade é uma só: a sua empresa precisa ser vista!

A grande chave do início de tudo é mostrar a que veio. Por isso, criar conteúdos que trazem relevância à página e conseguem estabelecer conexão com o leitor, é fundamental.

Mas, para isso, é preciso esforço e alguém que entende o que faz por trás, só assim você terá materiais relevantes a oferecer e uma rede de pessoas que estarão ali todos os dias para de alguma forma consumir e compartilhar as informações produzidas.

Quando há personalidade própria e constância, as chances do engajamento aumentar a confiança na sua marca é ainda maior. “Mas existem outras organizações maiores que fazem tal coisa!”, não tem problema! Você vai se inspirar ou fazer melhor.

Tudo bem seguir referências, mas, com o conteúdo certo e seguindo a linha do seu negócio, as chances de você se tornar referência é grande. Cabe gerar informações que valham como algo útil e atraentes para quem acompanha.

 

4: “Não tenho conhecimento técnico o suficiente para começar.”

 

Não é bem um mito, apenas parcialmente. Isso porque, para cair de paraquedas e se aventurar no mundo do Marketing Digital, é preciso saber o mínimo. Mas a boa notícia é que há empresas especializadas que podem cuidar disso para você.

Além disso, muitos conteúdos estão disponíveis na internet para quem deseja aprender o básico. Ou seja, não é preciso ter um conhecimento tão profundo e avançado em termos técnicos.

Como dito, caso haja curiosidade em empreender melhor no seu negócio, o interesse é o centro de tudo. Sentar e conversar com especialistas pode ser a saída para começar a criar conteúdos completos e informativos para seus seguidores.

Quando você é inserido nesse meio, existem algumas estratégias que começam a surgir para tentar te ajudar a seguir um caminho. É possível sim fazer algo criativo sem ter habilidades avançadas ou conhecimentos altamente técnicos. 

Um dos caminhos para começar é ter noção básica de como construir um site de qualidade, criar um blog para a publicação de conteúdo relevante, gerenciar perfis em redes sociais pertinentes para o público da sua empresa.

Mesmo que elas sempre se atualizem para melhorar a experiência do usuário, usar técnicas de SEO para melhorar o posicionamento do seu site ou blog nos mecanismos de busca é fundamental para o reconhecimento dele no Google, por exemplo.

 

5: “O Facebook morreu, não vale mais a pena!”

 

Mito, e dos grandes, viu? A verdade é que o Facebook continua sendo a maior rede sociais com mais usuários no mundo.

O que faz as pessoas acreditarem que ele tenha morrido é o fato de digitais influencers criarem muito mais para o Instagram. A plataforma ainda conta com o Market Place, um lugar para vendas que ajuda muito comerciantes.

É normal que, sempre que uma nova rede social apareça “com tudo”, comecem a especular que o Facebook não irá mais vingar como antes. Mas essa rede social ainda é bastante poderosa e não será substituída tão facilmente.

Mesmo com os dizeres, o Facebook está em constante atualização conforme as novidades do meio digital, buscando justamente se adaptar às necessidades de uso de quem está utilizando a plataforma.

Então, por mais que outras redes sociais entrem e saiam de moda, é difícil que fujam da queridinha de Mark Zuckerberg. Hoje em dia, o Facebook soma mais de 1,7 bilhão de pessoas no mundo inteiro. 

No Brasil são mais de 90 milhões de acessos de usuários por mês, ou seja, nada de morta! A rede ainda tem algo a oferecer.

 

“Marketing digital é mais fácil que marketing tradicional”

 

Mito! Muitas pessoas gostam de especular que o digital é mais fácil ou mais “bobo”. Mas, a verdade é que não é tão fácil assim atrair as pessoas na internet, é preciso sempre de algo a mais.

Muito além de escrever textos para publicar no blog e legenda para posts em redes sociais, marketing digital precisa de um conteúdo de força com seu público. Não é fácil viralizar com todo mundo fazendo a mesma coisa, é preciso um retorno significativo tanto de interações quanto suas ações online. 

Algumas etapas não podem ser puladas, outras são essenciais no caminho das estratégias. É preciso: planejamento, constância, monitoramento frequente dos resultados, inovação e interesse em saber como seu público está sendo conquistado.

É por esses e outros mitos que o marketing digital não deve ser deixado de lado e nem tratado como algo banal. Especialistas na área podem te deixar ciente: não é fácil, mas você chega lá.

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