Tecnologia e sua importância para o desenvolvimento da odontologia

0

O desenvolvimento da odontologia é o que tem feito o ramo se destacar novamente no meio da sociedade. Com o crescimento da capacidade tecnológica do ramo, novos procedimentos foram surgindo, trazendo maior eficiência, praticidade e conforto ao paciente.

 

Além de inovações, o desenvolvimento tecnológico trouxe para o setor novos aparelhos que aperfeiçoaram os procedimentos, deixando-os mais práticos tanto para o profissional quanto  para o paciente. 

 

Esses aparelhos modernos contribuem para o aprimoramento dos procedimentos e são conhecidos, também, como facilitadores. Dentre as opções existentes é possível citar:

 

  • Softwares de gestão;
  • Guias digitais;
  • Teleconsultas;
  • Impressoras 3D.

 

Todos esses recursos proporcionam mais organização aos consultórios, com prontuários eletrônicos fáceis de encontrar e diversas formas de se comunicar diretamente com o cliente, com mais agilidade e praticidade – como por meio da internet -, e até mesmo realizar as consultas via web.

 

Apesar disso, uma das inovações que mais se destaca e é reconhecida dentro da odontologia, sendo cada vez mais aderida pelas operadoras de serviço odontológico, é a Impressora 3D. 

 

Isso porque, com essa ferramenta, é possível reproduzir diversos itens, como as moldeiras para clareamento ou mesmo para correção do alinhamento dental.

 

Deste modo, a partir da estrutura dentária do paciente, é possível realizar tratamentos ortodônticos, estéticos e funcionais com maior grau de eficiência e proporcionar mais conforto ao cliente.

 

Dito isso, agora confira a seguir os procedimentos e materiais que são considerados inovações da odontologia a partir do desenvolvimento tecnológico e que contribuem para resultados mais precisos e processos de mais segurança e qualidade. Confira:

Aparelho transparente

Esse é um tratamento pelo qual o avanço tecnológico contribui para a melhora de diversos aspectos considerados como paradigmas para a odontologia e seus pacientes.

 

Isso porque se trata de uma solução viável para quem precisa utilizar um aparelho ortodôntico para ajustar o posicionamento inadequado dos dentes, por exemplo, ou mesmo se o paciente tiver uma má oclusão, sem que interfira diretamente na imagem.

 

No entanto, é preciso ter muito cuidado com a alimentação e, principalmente, com a saúde bucal enquanto se usa este procedimento ortodôntico. 

 

Pelo fato dele não possuir coloração em sua formação, os resíduos alimentares que possivelmente ficariam presos nos dentes ficam com maior evidência durante o uso do aparelho transparente

 

Além disso, no modelo fixo, o aparelho estético ainda pode atuar como uma barreira na higienização, demandando a adaptação e mais atenção no momento da higienização.

 

Por fim, em relação aos cuidados com o tratamento, o alinhador móvel, por ser removível, apresenta diversas vantagens, mas também atenção ao removê-lo para alimentação e higienização, evitando que quebre e prevenindo a contaminação de microorganismos externos.

 

Este procedimento ortodôntico se tornou algo revolucionário, pois muitos pacientes tinham relutância de utilizar o aparelho devido ao impacto na aparência, principalmente quando se trata do modelo fixo, que possui uma estrutura metálica. 

 

Agora, os pacientes que necessitam consertar a má oclusão ou possuem imperfeições estruturais no posicionamento do sorriso podem realizar o tratamento sem que afete significativamente a aparência no rosto. 

Clareamento dental

Muitas pessoas possuem o hábito de beber café todos os dias, afinal, é uma cultura brasileira e um elemento que auxilia na manutenção da energia.

 

No entanto, assim como a beterraba, refrigerantes, vinho e suco de uva, o café é um dos alimentos com alto teor de pigmentação, o que pode escurecer ou manchar os dentes. 

 

Por esse motivo, para quem precisa ou tem vontade de deixar os dentes mais brancos, atualmente existem diversos tratamentos que ajudam a recuperar a coloração natural da estrutura.

 

Nesse sentido, pode-se optar, por exemplo, pelo clareamento dental, que se trata de um significativo avanço do setor. 

 

O clareamento pode ser feito de duas formas, sendo que em uma delas é possível incluir o uso de moldeiras impressas em 3D para aplicação dos clareadores.

 

Já a segunda forma é intensificar a ação clareadora por meio de um laser e o gel clareador, o procedimento deve ser realizado pelo dentista e tem duração de cerca de uma hora, sendo ambas as opções muito vantajosas e que só se tornam possíveis por conta das novas tecnologias.

Lente de contato

A lente de contato dental também possui a função de clarear os dentes, mas não apenas isso, melhorando também o alinhamento e dimensões da estrutura.

 

Esse procedimento pode ser concluído em três sessões e, com a colocação das placas ultrafinas sobre a dentição, ele consegue preencher os espaços entre os dentes, deixando o sorriso mais alinhado, além de cobrir manchas e até quebras. 

 

Junto do clareamento dental, a lente de contato é um dos procedimentos estéticos mais procurados nos consultórios odontológicos devido sua facilidade e eficiência na melhora da autoestima e do próprio sorriso.

 

É válido destacar que a lente de contato dental não tem a função apenas estética, mas funcional também, já que, com um sorriso alinhado, a fala e a mastigação se tornam mais fáceis e efetivas.

 

A duração de uma lente de contato dental pode chegar a 20 anos, desde que sejam mantidos os cuidados adequados com a saúde bucal, como escovar os dentes ao final das refeições e utilizar o fio dental e o enxaguante bucal diariamente.

 

É importante ressaltar que, em uma ordem de prioridade, a saúde bucal se destaca.

 

Portanto, se um paciente quiser realizar algum procedimento ortodôntico estético, mas tiver faltando um dente ou apresente parte da arcada dentária comprometida, por exemplo, um implante dentário será feito antes de qualquer outra ação que vá melhorar a aparência do sorriso.

 

Assim, as consultas de rotina também devem ser priorizadas para realizar a profilaxia correta, evitando infecções e inflamações, bem como os procedimentos que podem auxiliar no fortalecimento das estruturas, como a própria aplicação de flúor feita após a higienização com o profissional.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações, dicas e conteúdos ricos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.