Instagram x Facebook: em qual investir na minha clínica odontológica?

0

Atualmente, divulgar o seu negócio nas redes sociais é algo primordial para, não só atrair clientes, mas também para se posicionar como marca e mostrar que tem autoridade no segmento.

 

O número de pessoas utilizando a internet e as mídias digitais aumenta ano após ano e a maior parte delas pesquisa produtos e serviços antes de contratá-los, por isso, a melhor forma de encontrarem sua clínica odontológica é investindo no marketing digital.

 

Provavelmente você deve estar se perguntando: mas em quais redes sociais eu devo estar presente? Bom, isso é muito relativo, pois depende bastante de onde o seu público está.

 

Para entender como funciona esse processo, onde publicar conteúdos relevantes para o seu consultório odontológico e também ficar por dentro de dicas interessantes continue acompanhando o conteúdo.

Traçando estratégias

 

Antes de tudo, é importante estar atendo aos códigos de ética que regulamentam a profissão, então, mesmo sendo permitido o uso das redes sociais, é preciso utilizá-las dentro das regras.

 

O segundo passo para dar continuidade na estratégia da forma correta é entender quem é o seu público. Sua iniciativa não será eficaz caso tente atingir todo mundo, por isso, você deve focar em um perfil específico de pacientes que tenham a ver com o seu tipo de clínica.

 

Uma dica para começar é criar a sua persona, que é um personagem fictício feito com base nos seus próprios pacientes. Ela representa os desejos, problemas e necessidades que os pacientes têm e é partir dela que se constrói estratégias mais sólidas e assertivas.

 

Feito isso, você precisa onde é o melhor local para compartilhar conteúdos e interagir com os seus seguidores.

Melhores redes sociais

 

Segundo a Edison Research, em  2017, 79% das pessoas de 12 a 34 anos usavam o Facebook, índice que caiu para 62% em 2019. As pessoas na faixa etária de 35 a 54 anos, eram 72% em 2017. Em 2018, eles caíram para 69% se mantiveram assim em 2019.

 

Os números mostram também que entre 2017 e 2019, a quantidade de pessoas com mais de 55 anos usando o Facebook cresceu de 49% para 53%.

 

No caso do instagram, a maior parte de seus usuários são jovens, sendo equivalente a uma faixa etária de 25 a 34 anos.

 

Com base nos dados, percebe-se que para quem trabalha com um público-alvo jovem, a melhor opção é utilizar o Instagram como rede social foco, já quem pretende atingir o público de 35 anos em diante, principalmente 55 anos para frente, o melhor é investir no Facebook.

 

Independente da escolha, é importante estar presente nas duas redes sociais, mas focar e centralizar a maior parte das publicações onde o seu público estiver é primordial.

 

E para atrair essas pessoas você não pode se esquecer de alguns itens:

Planejar seu conteúdo

O primeiro passo é fazer um planejamento. Não adianta publicar fotos e textos aleatórios sem antes traçar uma estratégia ou montar um calendário. Com isso, é possível se organizar e estabelecer tipos de posts de acordo com as semanas e com seus objetivos. 

 

Por exemplo, se na primeira semana do mês a sua ideia é postar sobre tratamento dentário, você já deixa estabelecido o modelo de imagem e texto da publicação. Assim, o processo se torna mais simples e estruturado.

Interaja com seus seguidores

É muito bom atrair novas pessoas para as suas páginas, mas é melhor ainda mantê-las engajadas e sempre de olho nos seus conteúdos. Uma estratégia para que isso aconteça é investir na interação com seus seguidores. 

 

Não responder comentários comentários nos posts, dúvidas ou mensagens é um péssimo hábito. Se a sua clínica que, melhor que ninguém, pode dar assistência para essas pessoas que entram em contato de alguma forma, não faz isso, quem irá fazer?

 

Outra coisa importante é fazer com que as pessoas se sintam parte dos seus posts e você pode fazer isso com ajuda dos stories, por exemplo. Tanto no Facebook, quanto no Instagram é possível utilizar essa ferramenta. 

 

Basta publicar enquetes, perguntas ou vídeos interativos e com certeza os seus seguidores se sentirão mais conectados com você. 

Transmita profissionalismo

É válido lembrar que fotos de alta qualidade, vídeos bem feitos e assuntos que estejam de acordo com a proposta da sua clínica são fundamentais para mostrar autoridade e profissionalismo.

Faça anúncios

É possível fazer anúncios tanto no Facebook quanto no Instagram. Eles podem levar os seus usuários para alguma página de destino como a de um determinado plano dental oferecido na sua clínica ou de alguma promoção, por exemplo. 

 

Nunca se esqueça de mensurar os resultados, afinal, eles são muito importantes para entender o desempenho da sua campanha.

Se torne referência

Seguindo as dicas aqui compartilhadas, sua clínica odontológica terá boa presença na rede social que mais se adequa e, além disso, se transformará em uma autoridade no segmento.

 

Então, lembre-se sempre: não adianta apenas ter um perfil nas mídias e esquecer de atualizá-lo e de manter contato com os seus seguidores. Tudo isso importa na hora de adquirir e manter as pessoas de olho no que você posta!

 

O segredo é se planejar e publicar os melhores conteúdos para ocupar espaço nas redes!

 

Conteúdo produzido por Beatriz Trevizoli, link builder na Ideal Odonto.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.